img-feed img-feed-email

Organize-se: Racionalize suas tarefas




O grande desafio de quem realiza atividades freqüentes, quer seja na internet ou no uso do computador em geral (no trabalho, por exemplo), é o excesso de informação disponível. Tanta informação trás em si benefícios e danos à produção pessoal diária. 


Em meio à leitores de feeds, listas de discussão, visitantes e comentários em blogues, jogos, textos, planilhas e centenas de etecéteras, o tempo que sobra para atividades mais relevantes, torna-se demasiadamente escasso.


Frequentemente tem-se o hábito de fazer diversas coisas ao mesmo tempo, o que conheci em outro blogue como "multitasking" (ou multitarefa). Com isto acabamos nos distraindo em inúmeras coisas simultaneamente. Acabamos por achar que realizando várias tarefas ao mesmo tempo estamos ganhando tempo. No entanto, o que é acontece é que, ao final do dia, o que conseguimos produzir não condiz com o que deveríamos ter feito, o que será uma grande frustração. Aqui vale a frase: "ninguém serve a dois senhores".



Então, como organizar racionalmente suas tarefas? Te ofereço três dicas:
  1. Faça uma lista de tarefas que devem ser feitas no dia seguinte:
Isso serve para evitar que se fique "chorando pelo leite derramado": o que era que deveria ter feito? É hora de pensar no que deverá ser realizado. Isso ajudará para que você inicie seu dia já com passos delimitados para a realização de atividades verdadeiramente produtivas. 


     2.  Converta o que lhe distrai em tarefas produtivas:


Como disse anteriormente, chat, jogos, programas, textos, nos distraem e dispersam a concentração e, consequentemente, prejudicam a produtividade. Porém, essas coisas podem e devem ser convertidas em tarefas produtivas, é só estabelecer um tempo em que você foque toda a sua mente e esforços numa só tarefa. Você notará o quanto mais produtivo será.


     3.   Imponha-se limites:


Quais são as atividades em que você mais desperdiça tempo? Descubra-as e limite-as.


Por exemplo: Leia e responda seus emails durante 10 ou 20 minutos, sem interrupções. Sei que você já ouviu muito isso, mas não custa repetir: jogos, mensageiros instantâneos, sites de relacionamento, enfim, atividades não relacionadas a sua produtividade (trabalho, manutenção de site/ blogue, etc.), deixe-as para depois, quando tiver terminado suas atividades mais relevantes.


Agora quero saber de você. Como você organiza o seu tempo? De que forma racionaliza ou poderia racionalizar suas atividades? Comente nesta postagem.













Recomendo sua visita aos blogs:

Seguidores do GBC

Posts Recentes:

 
▲ TOPO ▲