img-feed img-feed-email

Novo Blog no GBC - Comunidade São Francisco de Assis


Clique na imagem , ou <> para visitar o Blog da Comunidade de São Francisco de Assis
► Leia mais...


Ontem conversamos sobre como dar as caras/ aparecer na internet, como forma de crescimento pessoal e profissional. Como prometido, falaremos agora sobre como construir um networking poderoso e eficaz. Sugiro que se não leu, leia a 1ª postagem da série: "Crescimento pessoal e profissional":



Como disse anteriormente, não será da noite para o dia que você obterá resultados significativos com o seu networking. Por exemplo: Depois de quinze dias, utilizando o twitter diariamente e o levando a sério, foi que eu obtive resultados: falei sobre o caso da excomunhão de médicos que interromperam a gravidez de uma menina de 9 anos, e recebi três replies* do Cardoso, um dos blogueiros mais conceituados da internet.

* Replies são as respostas que recebemos das pessoas

Mas vamos ao que interessa:

Vamos fazer um bolo: o bolo do crescimento pessoal e profissional. Como todo bolo, este tem uma receita, que deve ser seguida a risca para que o bolo não desande.

1º Passo: Twitter.

Detenhamo-nos hoje apenas com o twitter, que é a ferramenta de networking que conheço na internet. Com ele você poderá entrar em contato instantâneo com as mais variadas pessoas, desde o Zé Povão às pessoas mais conhecidas. Através de micro mensagens de no máximo 140 caracteres, você pode comunicar-se com outros usuários. Você entrará em contato com outras pessoas e outras pessoas com você - por meio da ideia de seguir e ser seguido no twitter.

Mas, para que sua vida no Twitter seja realmente eficaz e produtiva, faça isto:
  • A primeira coisa a fazer é preencher e organizar o seu profile (perfil). Indique informações relevantes, como: o seu blogue, caso tenha; o que faz da vida e outras coisas mais. Coloque uma foto ou um avatar seu e modifique o layout do seu perfil.
  • Escreva em português claro e correto. Quem vai querer acompanhar as idéias de alguém que escreve: "Cazei ontem a tardi"? Ninguém!
  • Escreva sobre coisas interessantes. Links para assuntos interessantes e até polêmicos, que valem a pena a leitura.
  • Escreva frases/ pensamentos interessantes.
  • Seja ativo no twitter, não tenha medo de debater, opinar ou perguntar algo aos outros twitters, mesmo que estes sejam "peixes grandes".
  • Ao seguir pessoas, escolha-as a dedo. Já falei sobre isso na postagem anterior: escolha pessoas interessantes e legais, que tenham algo a oferecer. Não basta ter um número grande de following me (pessoas que você segue). Essas pessoas têm que ter qualidade e algo a te oferecer.
E por amor à Efigênia* e à internet em geral, jamais faça isto:

*Nome carinhosamente dado pelo Noronha à Blogosfera

  • Não fique dizendo o que está fazendo. Quem vai querer saber que você acordou, escovou os dentes, tomou café... blá blá blá... Já basta a chatice do Big Brother.
  • Nem tudo o que você encontrar por aí ou até mesmo pensar deve ser publicado em seu perfil. Fale sobre coisas interessantes, lembra?
  • Não deixe o twitter entregue às moscas! Já pensou se você deixar a ver navios alguém que tem muito o que te oferecer?
  • Quer falar sobre algo que viu/ leu na internet? não esqueça: coloque o link.
  • Por último, dê sentido às suas mensagens (twittes): não escreva somente "Ok", "valeu", "é isso mesmo". Faça-se entender.
Amanhã traremos outras ferramentas e atitudes de como aparecer e crescer através da internet. Por enquanto vai a receita do bolo, a começar pela organização do seu perfil no Twitter :

1. Registre-se no twitter, clique aqui e já no twitter, clique em Get Started - Join.
2. Preencha todo o seu Profile (Perfil):
  • Adicione foto ou crie seu avatar aqui.
  • Tem um blog e quer divulgá-lo? Coloque o link.
  • Em no máximo 160 caracteres, fale sobre você. Clique em Settings > Account > One Line Bio:
3. Mude o Layout do seu Perfil. Clique aqui e faça isto com o Twitter Themes
4. Escolha a dedo, com muita paciência e inteligência, as pessoas que você vai seguir.
Sugestões: Eu (é claro!), O Cardoso, a Nospheratt e o JNoronha

5. Observe o que as pessoas que você segue estão publicando e, se achar conveniente, participe da conversa, concordando, discordando ou expressando suas próprias opiniões.

Não se preocupe caso seja marinheiro de primeira viagem no Twitter. Ainda hoje farei o bom tutorial sobre como utilizá-lo. Continuando a série, amanhã falaremos de como os comentários podem aumentar sua visibilidade e credibilidade. Até lá!
► Leia mais...

Como os comentários em blogs podem aumentar sua credibilidade



Continuando a série Crescimento pessoal e Profissional, onde trago dicas deste assunto voltadas para a internet, vamos tratar hoje de comentários em blogs. Pra quê comentar? Porquê? Como comentar?


Antes de prosseguir veja o que ainda não viu da série:


Dê as Caras na internet: Networking


Twitter: Networking por excelência


Novato no twitter? Leia este post

Sempre é bom lembrar a primeira postagem desta série: estamos falando desde o início, que a melhor forma de surgir pessoal e profissionalmente na internet, é através de um poderoso e mais ainda eficaz networking (rede de relações com interesses comuns).


Antes de tudo, você já me ouvi falar na última postagem, de que de nada adianta escrever: "Legal", "muito bom", "ok", "ótimo". Isso vale para o Twitter como também para comentar em blogs.

Mas porquê comentar?

O cometário é uma maneira que você leitor dispõe para expressar sua opinião quanto ao assunto proposto, estando de acordo ou discordando do assunto. Ainda não tive nenhum comentário "indesejado", com ofensas ou de alguém que discorda do nosso trabalho.Saiba que:

* Comentários de pessoas que não concordam com o assunto são naturais. Nem todos podem ter a mesma opinião de quem iniciou um determinado assunto num blog. Além de que críticas, desde que construtivas, trazem melhores para quem sabe recebê-las.

Em um comentário você pode expor o que realmente pensa sobre o assunto, se aquela postagem lhe ajudou a solucionar seu problema, a tirar dúvidas sobre o assunto colocado, para agradecer ou informar que não lhe ajudou, etc. São dos mais variados os motivos para se comentar.
Por isso não deixe a oportunidade passar e sempre que quiser expor a sua opinião, mesmo contrária a do blogueiro, não deixe passar em branco. São poucas as coisas que deixam um blogueiro mais feliz do que ver a interatividade leitor-blogueiro, através dos comentários e contatos.

Mas... Quando não comentar?

Há momentos que realmente não se deve comentar:
  • Quando se quer apenas falar por falar.
  • Quando pensar em fazer spam, pois não tem coisa pior que você ir ler um comentário e encontrar propaganda.
  • Quando for colocar frases do tipo: Valeu! ou Muito bom o post! (cai na primeira dica da listagem)
  • Quando for usar palavrões e palavras desconexas (miguxês): vlw! (valeu!) muitu obigadu! U keeÊÊÊê? VoxxxÊêÊ nUm InTenDÊu? e outros exemplos.
O quê e como comentar ?

O mais importante a saber: o seu comentário deve ser relevante. Quanto mais importante, valioso, de qualidade, for o seu comentário, maior será o interesse das pessoas em conhecer o autor. Então a dica é simples: para aumentar a sua visibilidade você precisa comentar bastante. Mas nada de fazer Spam.

Quantos comentários por dia?

Depende. Quanto tempo você tem? Eu estou tentando me adaptar a deixar 5 comentários diários em blogs:
  • 2 blogs bem famosos;
  • 2 blogs menos conhecidos;
  • 1 blog desconhecido ou novo, mas que vale a pena.
Você poderá fazer como estou fazendo. Desta forma a conta para a sua visibilidade será a seguinte:

Você comenta 5 vezes por dia, de segunda a sexta. Por semana serão 25 comentários. O que dará por mês a soma de 100 comentários/ mês.

Mãos ao teclado, escolha bons blogs para começar a comentar e logo sua visibilidade aumentará. Amanhã falaremos sobre listas de discussões. Não perca!
► Leia mais...

Dê as caras na internet: Networking



Inaugurando uma série de postagens aqui no Guia de blogs Cristãos em que trataremos de crescimento pessoal e profissional, falaremos de dicas e ferramentas para que você, de fato, "dê as caras", apareça na internet. Aparecer no sentido de tornar-se conhecido e quem sabe, reconhecido, que é o mais difícil. Mas não impossível. No entanto, essas dicas servem tanto para quem utiliza a internet como meio de crescimento nas duas áreas delimitadas aqui, como você também poderá utilizá-las no dia-a-dia: no trabalho, nos estudos, etc.



Primeiro que tudo, saiba que não  "existem almoços grátis". Tudo o que aqui irei repassar requer esforço e nada acontecerá da noite para o dia. 


Vamos iniciar o nosso bate-papo falando sobre Networking. Como podemos ter um Networking não só poderoso, mas eficaz.


O Inglês está na moda:



Hoje cultua-se que o importante em muitos casos é falar inglês. Palavras e jargões em inglês, mais comumente utilizados em empresas e que está em recorrência na internet, estão na moda, não porque não haja palavras semelhantes em nossa língua, mas para poder causar boa impressão. É fato que muitas pessoas e empresas exageram no uso desse meio de marketing pessoal e profissional.


O que é Networking?

Uma rede. Como as emissoras de TV que têm seu sinal retransmitido por outras centenas de emissoras afiliadas. Por exemplo se a Rede Globo de televisão fosse americana, não chamaria rede, chamaria Globo Networking.


A partir dessa imagem de "interligação permanente e interesses comuns" entre pessoas, é que surge a idéia de networking entre os indivíduos. Para que você seja conhecido nesta imensidão chamada internet, esta rede de contatos faz-se fundamental. No entanto habitue-se a algumas regrinhas:


  1. Nunca peça nada no primeiro contato:
Digamos que como eu, você possua um blogue. Você não vai chegar de cara num metablog e pedir para que o blogueiro seja um professor blogueiro exclusivo. Isso é o chamado anti-networking. Apresente-se, apresente o que você pode oferecer através desta relação de contato pessoal. Mas lembre-se: de forma sutil, sem estardalhaços. 


     2.   Networking não é ação entre amigos:


É relação de pessoas que podem se auxiliar (que soa diferente de ajudar) mutuamente em uma determinada necessidade. Se você é médica e eu sou um advogado, um dia poderemos precisar um o serviço do outro. Para isso é imprescindível ter em mente que vale a pena ficar em contato.




A essência do networking:


  • conhecer o maior número possível de pessoas. Mas isso não quer dizer que você escolha qualquer um. Saiba escolher quem realmente tem algo a te oferecer.
  • Nunca perder o contato. Nunca se sabe quando se precisará de alguém.
Amanhã trarei algumas ferramentas e atitudes para um poderoso e eficaz Networking
► Leia mais...

Novato no Twitter? Leia este post:






Provavelmente você não gostará do twitter logo de cara. Eu criei uma conta nele depois que me indicarão esta ferramenta, deixei algumas mensagens e abandonei esta idéia. Hoje me rendi ao Twitter e, como um bom blogueiro, não vivo sem ele - o Twitter. Certo dia  recebi umas replies do Cardoso. outro dia da Juliana Sardinha e do Sampson Moreira, que é um cratense diga-se de passagem. Todos estes blogueiros de primeira grandeza, o que me dá prazer em utilizar mais e mais o Twitter. \o/



Antes de tudo entenda isso:


O que é o Twitter?


Twitter é uma rede social e servidor para microblogging que permite que os usuários enviem atualizações pessoais contendo apenas texto em menos de 140 caracteres via SMS, mensageiro instantâneo, e-mail, site oficial ou programa especializado. Foi fundado em março de 2006 pela Obvious Corp. em São Francisco.


As atualizações são exibidas no perfil do usuário em tempo real e também enviadas a outros usuários que tenham assinado para recebê-las




Pois bem. Devidamente apresentado (a) ao Twitter vamos entender alguns termos e conceitos:


  • As atualizações são chamadas de Twetts;
  • Followers são as pessoas que seguem determindado usuário. Em seu perfil followers são as pessoas que te seguem e following me são as pessoas que você segue.
Como foi dito ali em cima, o twitter pode ser utilizado via SMS, mensageiro instantâneo, e-mail, site oficial ou programa especializado. Vamos falar de algumas opções aqui.


O site do twitter é uma ótima forma para os que estão iniciando a usar o twitter, apesar dos seus recursos limitados.


Nesta imagem que selecionei, da página inicial (home), você poderá notar: as atualizações das pessoas que seguimos, as informações do perfil como foto (ou avatar), link para blog/ site, e outras informações. Logo abaixo temos:


  • @Replies: São as respostas que recebemos de outros usuários;
  • Direct messages: mensagens que só o usuário lê;
  • Favorites: Mensagens que marcamos com estrelas, indicando que são as favotitas;
  • Everyone: atualizações (upgrades) de qualquer usuário do twitter.
  • Following me: fotos ou avatares das pessoas que seguimos
Para respondermos alguma mensagem, basta posicionarmos o mouse em cima dela e clicar na setinha que aparecer. Surgirá a mensagem reply to e o nome do usuário a quem vamos responder.



Observe que na caixa de texto surgirá @nomedousuário. Isto serve para indicar que é uma resposta ao usuário indicado.


Ferramentas e programas para melhor utilizar o Twitter:




É uma extensão do Firefox.





Com ele você tem as mesmas funcionalidades do site do Twitter, com a praticidade dele ser uma mini janela aberta no canto inferior direito do navegador da internet.







Este é o meu preferido. É um aplicativo (programa). Faça o download aqui. Também você deverá baixar o Adobe Air, clique aqui.

Configurando o aplicativo:
Em accounts, insira seu nome de usuário e a senha e clique em +. Você poderá configurar ainda: Cores, linguagem e updates






Para finalizar, os comandos: replies,direct messages, favorites e retweets estão em forma de ícones como mostrado na figur abaixo. E você ainda pode enviar fotos e encurtar links (URLs).



Agora com a prática você ficará familiarizado com o aplicativo.
► Leia mais...

Organize sua vida na internet: agendas online



"Nem só de informação e entretenimento vive o internauta"
Existem ferramentas online que ajudam no cotidiano das pessoas. São discos virtuais, antivírus, agendas e muitos outros. Hoje trataremos sobre uma importante ferramenta: Agendas eletrônicas, acessíveis a partir de qualquer computador.


Com toda a agitação do dia-a-dia, como organizar de forma produtiva e útil o tempo que temos disponível?
Vamos dar algumas dicas de agendas e outros recursos eletrônicos. Let's Go!


Google Calendar


A velha agenda de papel não é mais tão útil nem uma unanimidade quando se fala em organização de rotina. Na internet, dispomos de inúmeros sites que funcionam como verdadeiras secretárias eletrônicas, marcando e lembrando compromissos. Um ótimo exemplo, e que eu utilizo há uns dois meses é o Google Calendar. Logicamente, a sua grande vantagem é a integração com outros serviços da Google, como  o serviço de email (Gmail). Quer mais? Vou te dar:


No aplicativo você pode fazer uso de uma agenda conjunta, caso o usuário tenha amigos ou colegas de trabalho cadastrados no serviço. Isso ajuda para que você lembre a todos daquele evento que haviam marcado, da pelada de futebol que tinham combinado, entre outros. 


Zoho


Zoho é outra ferramenta que pode ser utilizada com fins de facilitar o dia-a-dia das pessoas. Uma espécie de canivete suíco com inúmeras funções e integração com muitos outros serviços da rede. Além de todas as vantagens do Google Calendar, o Zoho anda serve como uma espécie de HD Virtual, onde o usuário tem a opção de armazenar documentos de texto, apresentações, planilhas, e muitos outros arquivos digitais. Deta forma, você terá acesso a seus arquivos em qualquer lugar e hora, com a vantagem de não utilizar o espaço físico do seu computador. Ainda quer mais? Então toma: O site ainda possui serviço de chat e webconferência.


Essas foram duas pequenas e importantes dicas de como organizar sua rotina online através de agendas eletrônicas que, como descrevi, possuem outras funções que muito ajudam no nosso cotidiano. Faça um bom uso delas!
► Leia mais...

Seguro de vida para blogs!




Já ouviu dizer que "o seguro morreu de velho"? É exatamente esta segurança que estou propondo a você que possui um blog. Há uma maneira de salvar tudo o que existe em seu blog siga os passos abaixo, para que, se um dia seu blog tenha algum problema você possa recuperá-lo. Faça desta dica uma prática constante (Ponha em sua cabeça: "constante" e não "viciante"!).


  1. Clique na aba configurações. Logicamente não preciso dizer que você deverá fazer login de sua conta no blogger para poder realizar todos os passos desta dica, não é? ;- )
           Em Básico, clique em Exportar blog



     2.   Surgirá essa opção. Para iniciar o download do seu blog, clique em "Fazer Download do  Blog"





    3.  Para finalizar basta salvar o arquivo XML para o seu computador. Fácil não?!





Aguarde mais dicas. Todo semana serão no mínimo três dicas, entre widgets, hacks e afins.
► Leia mais...

/

Recomendo sua visita aos blogs:

Seguidores do GBC

Posts Recentes:

 
▲ TOPO ▲